Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Dicas] Cromoterapia

As cores tem poder!

Encontre seu lugar no arco-íris e conquiste seu saúde colorida. Não é por acaso que a natureza tem todas as cores. Cada cor, como você verá, está ligada a determinados estados psíquicos de órgãos do nosso e a melhorar o estado de espírito, o humor, o tônus vital.

Verde

Sinônimo de equilíbrio, paz e harmonia. É uma cor refrescante, calmante para os insones e agitados*. Inspira otimismo, serenidade, progresso material; Favorece o trabalho e o dinheiro. Atua sobre tumorações e problemas de asma**. Não tem contra indicação

* bom usar pijamas e roupas de cama dessa cor.

** Tem poder de cura, por isso os hospitais tem essa cor nas paredes, roupas de médicos e enfermeiros.

O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio - muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. Quando o ambiente que nos rodeia contém muito verde, tal indica a presença de água e, consequentemente, um risco de fome diminuto - por isso, o verde tranquiliza-nos a um nível primário.

Positivo-Harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz.

Negativo-Aborrecimento, estagnação, malícia, enervamento.

Azul

É altamente calmante e dá paz. É frio, suavizante, tônico e adstringente. Tem qualidades anti-sépticas, indicado nas dores em geral. Controla o chakra do centro da garganta e produz uma vibração calma e pacífica. É regeneradora do sistema nervoso. Recomendada para tratamento de aflitos, ansiosos e agitados.

O azul é a cor da mente e é essencialmente tranquilizante. Azuis fortes estimulam pensamentos claros e os azuis suaves mais claros acalmam a mente e ajudam à concentração. É a cor da comunicação sem obstáculos. No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável.

Positivo-Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma.

Negativo-Frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.

Amarelo

Ativa os nervos motores e gera energia muscular. Estimula o fluxo da bile. Faz bem para a pele* e sob o ponto de vista psicológico, elimina ou reduz a depressão**. Aumenta o poder da mente e desenvolve o espírito lógico e a intuição.

* Amarelo lembra o sol, que nos fornece melanina para nossa pele.

** Deixar expostos quadros de girassóis na sala ou no quarto.

O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.

Positivo-Otimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.

Negativo-Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.

Vermelho

Este é o elemento do fogo. Estimula e excita os nervos e o sangue. Libera adrenalina, ativa a circulação do sangue e revitaliza o corpo físico. Indicado para anêmicos, raquíticos e enfraquecidos. Pessoas nervosas devem evitá-lo.

O vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.

Positivo-Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo.

Negativo-Desafio, agressão, impacto visual, perturbação.

Violeta

É a rainha das cores; É sumamente magnética, espiritual e calmante. Depressiona os nervos motores e o sistema cardíaco e linfático. Purifica o sangue e detém o crescimento de tumores. Mantém o balanço de potássio no organismo. Atua nas afecções psíquicas, desenvolvendo a sensibilidade. Irradia a maior vibração entre todos os raios de energia.


Características Gerais


  • A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal.
  • É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza.
  • Indicada para ambientes de concentração e meditação, como Salas de Reiki, pois aumenta a introspecção.
  • É também a cor dos sonhos, do místico e do encantamento.
  • Pessoas sensíveis tem uma atração natural pela cor.

Efeitos Espirituais


  • Violeta é uma cor muito associada à clarividência e intuição.
  • Favorece o relaxamento mental e a conexão com estados mais elevados de consciência.
  • Limpa e purifica os pensamentos.
  • Tem o poder de transmutar a energia negativa em positiva.

Efeitos Físicos


  • O Violeta tem ação purificadora.
  • É anti-inflamatório, desinfeccionante, anti-estressante.
  • É cicatrizante, ameniza os estados de irritação, e dá vitalidade para o cérebro.
  • Tem ação purificante no sangue e efeito calmante no coração.
  • Auxilia a largar vícios como álcool e fumo e possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.

Branco

É uma cor calmante, usada para harmonizar as pessoas e o lar. Usado pelas noivas em seu casamento para mostrar a pureza.

O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores. Comunica uma sensação de 'não me toques'. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o facto de as fazer parecer extremamente coloridas.

Positivo-Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência. 



Negativo-Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.


Rosa

Simboliza o amor universal. Cura doenças e harmoniza as pessoas psicologicamente.

O rosa afecta-nos fisicamente mas acalma em vez de estimular. A cor rosa é, psicologicamente, uma cor poderosa. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie. No entanto, demasiado rosa é esgotante, em termos físicos e pode ser um tanto ou quanto desmasculinizante.

Positivo-Tranquilidade física, alimento, calor, feminilidade, amor, sensualidade, sobrevivência da espécie.

Negativo-Inibição, claustrofobia emocional, fraqueza física, desmasculinização (castração).

Laranja

Fortalece os pulmões, pâncreas e baço; vivifica as emoções e cria um sentimento de bem estar; é uma cor estimulante, quente e antiespasmódica. Como o raio vermelho, pode ser usada para a falha da vitalidade, espasmos musculares e cãibras. Possui efeito tônico poderoso, liberando as funções do corpo e da mente.

Sendo uma combinação de vermelho e amarelo, a cor laranja é estimulante e reactivo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico - alimentos, calor, abrigo - e sensualidade. É uma cor 'divertida'. Negativamente, centra as nossas atenções no oposto - a necessidade do que se perdeu. E demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios.

Positivo-Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento.

Negativo-Privação, frustração, frivolidade, imaturidade.

Índigo

Este raio é refrigerante, adstringente e elétrico. Atua sogre as glandulas paratiroides, mas depressiona as tiróides. Reduz a hemorragia e afeta níveis emocionais e espirituais. Serve para cuidar de abcesso. Grande purificador da corrente sanguinea, ajudando a expandir a mente e a liberar medos e inibições.

As cores e os chakras!


Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia iogue, centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutre órgãos e sistemas. Na Doutrina Espírita os chacras são chamados de Centro de Força.

A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.

São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.

Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna" ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita (na mulher estão invertidas estas posições ).

Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.
O corpo físico e cada um dos chacras

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves.

Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chacras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, conforme veremos à seguir:



Muladhara chacra

(Chacra Raiz)

Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")

Mantra: Lam.



Pétalas: 4.



Localização: Base da Espinha.



Cor: Vermelho.



Elemento: Terra.


Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.

Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

O primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios e sexualidade exacerbada.



Swadhistana chacra

(Chacra órgão genital e base da barriga)

Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")

Pétalas: 6.




Mantra: Vam.



Localização: Abaixo do umbigo.



Cor: Laranja.



Elemento: Água.

Funções: Força e vitalidade física.

Qualidades Positivas:

Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Qualidades Negativas:

Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

O segundo chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.



Manipura chacra

(Chacra do umbigo)

Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")

Mantra: Ram.




Pétalas: 10.



Localização: Zona da barriga.



Cor: Amarelo.



Elemento: Fogo.

Funções: Digestão, emoções e metabolismo.

Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.

Qualidades Positivas: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

Anahata chacra
(Chacra cardíaco)

Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")

Mantra: Yam.




Pétalas: 12.



Localização: Coração.



Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).



Elemento: Ar.

Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.

Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.

O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.


Visuddha chacra
(Chacra Laríngeo)

Nome em sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")

Mantra: Ham.




Pétalas: 16.



Localização: Na garganta.



Cor: Azul claro.



Elemento: Éter.

Funções: Som, vibração, comunicação.

Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.

Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Ajña chacra
(Chacra Frontal)

Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando")

Mantra: Om.




Pétalas: 2.



Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.



Cor: Azul índigo.



Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.

Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.

Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

Sahasrara padma
(Chacra Coroa)

Nome em sânscrito: SAHASRARA ("O Lótus das mil pétalas")

Mantra: Aum.




Pétalas: 1000.



Localização: No topo da cabeça, bem no centro.



Cor: Violeta e Branco.



Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza o cérebro.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.




Comentários